Música

.

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Opinião do livro: "A Queda dos Gigantes" de Ken Follett

Título: A Queda dos Gigantes

Autor/a: Ken Follett
Nº de Páginas: 944
Editora: Editorial Presença

Sinopse: Em A Queda dos Gigantes, o primeiro volume da trilogia "O Século", as vidas de 5 famílias - americana, alemã, russa, inglesa e escocesa - cruzam-se durante o período tumultuoso da Primeira Grande Guerra, da Revolução Russa e do Movimento Sufragista. Neste primeiro volume, que começa em 1911 e termina em 1925, travamos conhecimento com as cinco famílias que nas suas sucessivas gerações virão a ser as grandes protagonistas desta trilogia. Os membros destas famílias não esgotam porém a vasta galeria de personagens, incluindo mesmo figuras reais como Winston Churchill, Lenine e Trotsky, o general Joffreou ou Artur Zimmermann, e irão entretecer uma complexidade de relações entre paixões contrariadas, rivalidades e intrigas, jogos de poder, traições, no agitado quadro da Primeira Grande Guerra, da Revolução Russa e do movimento sufragista feminino.
Um extraordinário fresco, excecional no rigor da investigação e brilhante na reconstrução dos tempos e das mentalidades da época.

Opinião: Ganhei este livro num passatempo há imenso tempo, não me recordo em que página foi, mas a minha reação quando o recebi foi: WooO é enorme, parece uma bíblia", o livro é gigante, mas, está cheio de história. Confesso que não estive para o ler, estive imensas vezes tentada a pô-lo à venda sem o ler, mas um dia olhei para ele e disse: raios, vou ler este livro. E li, e adorei! O autor deixou-me encantada logo nas primeiras histórias, principalmente com o romance da Maud, do Grigori e da Ethel, achei essas personagens fantásticas e que cativam ao leitor a entrar na parte maçuda da história, mas que Follett nos fez perceber que é interessante ao mesmo tempo. Eu adoro histórias sobre a segunda guerra mundial, nunca me interessei pela 1ºGuerra, mas confesso que ao ler este livro percebi o porque de a segunda guerra ter-se instaurado, e a continuação dos próximos dois volumes da trilogia destes livro é sobre a segunda guerra, como é óbvio eu quero ler, até porque quero perceber o que aconteceu às personagens e como o escritor nos vai envolver nesta guerra. Terei que alugar os livros na biblioteca, eles são caros e neste momento não posso gastar dinheiro, estou apenas a terminar as coleções que me faltam e tenciono me dedicar à leitura através de outros meios, amigos/colegas, bibliotecas ou trocas de livros. Para quem quiser e tiver meios, leiam esta saga. É absolutamente encantadora!

Sem comentários:

Enviar um comentário